FiberDay Conference Brazil eleva a atenção sobre as fibras funcionais na suinocultura
Evento realizado em Toledo (PR) e Chapecó (SC), 10 e 12 de março respectivamente, apresentou para mais de 200 profissionais da suinocultura a gama de benefícios do uso das fibras no segmento.
Salto, 27 de abril 2020 - Pelo segundo ano consecutivo a Biosen (Salto/SP), empresa austro-brasileira especializada em nutrição e saúde animal, organizou o encontro técnico-científico sobre o uso de fibras funcionais em dietas de granjas suinícolas de alta performance.
De acordo com Fernando Toledano, Diretor Geral da Biosen, o uso da fibra funcional e sua eficiência na performance em fêmeas hiperprolíficas ano a ano ganha a atenção pelos ótimos resultados obtidos em todo o país. “Os ganhos produtivos pelo uso das fibras funcionais em granjas de alta performance é uma realidade. Por isso a Biosen criou o FiberDay Conference Brazil, evento que em sua segunda edição estabeleceu debate de alto nível reunindo nutricionistas e autoridades de importantes centros de pesquisa do Brasil e internacional", informa.
Entre os participantes os presentes contaram com a palestra do professor e pesquisador Bruno Silva (UFMG) que trouxe para os participantes o tema “Comportamento e manejo alimentar de fêmeas de alta produtividade em países tropicais".
De acordo com ele, pesquisas acadêmicas realizadas em granjas comprovam na prática que a utilização da fibra funcional junto a ração melhora sobremaneira a sobrevivência de leitões após o nascimento, bem como a qualidade gestacional das fêmeas e o menor tempo para o processo de parto. “O bem estar animal, a melhora da estabilidade hormonal, o aumento de peso e a maior produção de leite são outros aspectos importantes que observamos em nossas pesquisas junto as propriedades que utilizam a fibra funcional", salientou Bruno Silva.
Destaque para o entendimento do comportamento e manejo alimentar de fêmeas de alta produtividade. Isso porque cada vez mais granjas nacionais contam com fêmeas hiperprolíficas com média de 30 leitões/nascidos/ano e nestas regiões por onde passou o FiberDay se torna determinante o suporte nutricional mirando a integridade estrutural e integridade intestinal dessa categoria de animais.
“Apresentei nas duas etapas pesquisas acadêmicas realizadas em granjas que comprovam na prática que, pela utilização da fibra funcional junto a ração, há considerável melhora na qualidade gestacional das fêmeas, redução do tempo para o processo de parto e, por fim, há melhora substancial na qualidade e sobrevivência de leitões pós nascimento", destacou Bruno e acrescentou: “Elas contribuem também para o bem estar animal, na estabilidade hormonal, no aumento de peso e na maior produção de leite."
O CEO da Nubiote Consulting (França), Pierre Lebreton, abordou a “Experiência Europeia na nutrição de leitões com foco em saúde intestinal e desempenho zootécnico pelo uso de fibras funcionais" e deixou claro que “quando se decidi sobre os ingredientes que estarão contidos na alimentação animal o perfil da dieta poderá mudar a microbiota". Uma afirmação atestada por sua experiência europeia na nutrição de leitões com foco em saúde intestinal e desempenho. “Comprovamos que o uso da fibra funcional auxilia sobremaneira na qualidade intestinal e com efeitos extremamente promissores no controle de patógenos", inseriu.
Na avaliação de Fernando Toledano, a 2ª edição do FiberDay Conference Brazil foi marcada pelo ávido interesse dos profissionais ligados à nutrição animal das principais suinoculturas e cooperativas do Paraná e do Oeste de Santa Catarina.
De acordo com ele, a evolução das linhagens genéticas vem desafiando a indústria de nutrição e os vieses estão direcionados para o manejo nutricional das porcas. “Mostramos que o uso do OptiCell contribui na fisiologia digestiva do animal, mantendo as fêmeas suínas em um estado glicêmico prolongado. A consequência disto é visto principalmente em uma melhora substancial no peso de leitões ao nascimento e uma melhor produção de leite das porcas. Além disso, foi demonstrado que com estado glicêmico mais prolongado há diminuição nas principais causas de mortalidade, reduzindo a taxa de descarte de fêmeas do plantel."
Portanto, avalia Luciano Heis, Gerente de Negócios da Biosen, o Fiber Day se torna uma ferramenta anual de apoio e serviço com objetivo alimentar, trocar e atualizar conhecimentos entre participantes e convidados com o que há de mais moderno em alternativas tecnológicas para eficiência produtiva na suinocultura moderna do Brasil e no mundo.